Fazenda: Vender ou Arrendar?
Propriedades rurais são um investimento sólido e duradouro resistente a crises e incertezas político econômicas. Sempre que possível aconselhamos a gestão da propriedade por gerar uma rentabilidade boa e segura.
Para muitos produtores rurais gerenciar a fazenda não é mais uma opção interessante e então surge a dúvida: vender a propriedade e investir em outro local ou arrendar a fazenda para gerar uma renda mensal?
A resposta pra essa questão varia de caso a caso pois cada produtor tem uma necessidade diferente e cada região tem diferentes preços de venda e arrendamento. Sendo assim irei listar as vantagens e desvantagens de cada opção:
Venda
Vantagens
Desvantagens
Arrendamento
Vantagens
Desvantagens
A rentabilidade acaba sendo um dos fatores importantes quando comparamos vender ou arrendar. Em regiões de lavoura o arrendamento costuma ser uma opção interessante por ter uma rentabilidade maior que arrendamentos de pecuária. Além deste fator, arrendamento para lavoura geralmente agrega valor na terra devido ao investimento realizado na terra, enquanto arrendamento para pecuária deve-se atentar a alguns cuidados de manutenção de cercas e pastagem para evitar a depreciação da propriedade.
Outra opção são os arrendamentos para outros setores como o eucalipto ou cana-de-açúcar. Arrendamentos para eucalipto costumam ter uma boa renda, segura e duradoura de longo prazo, mas deve-se atentar às regras contratuais como cláusula que inclua retirada dos tocos.
Arrendamentos para cana-de-açúcar também costumam ser boas opções de médio prazo, contudo é interessante avaliar a empresa arrendatária para minimizar os riscos de inadimplência e assegurar contratualmente que a terra será entregue em boas condições no fim do contrato.
Conclusão
A decisão de gerir, arrendar ou vender é bastante pessoal e deve ser feito o cálculo para cada propriedade e cada produtor, não existe uma resposta definitiva que vai responder todos os casos. Mas podemos concluir que qualquer negociação deve ter uma boa assessoria técnica, jurídica e contábil para que haja economia de impostos e para evitar riscos de inadimplência ou depreciação da terra.
Arrendar pode ser uma boa opção, às vezes temporária, para quem quer uma renda mensal e não se desfazer do patrimônio. Enquanto a venda pode ser uma alternativa para aqueles que têm outras possibilidades de investimento com maior retorno.